Ensino e Pesquisa /

Grupos de Pesquisa.

Confira abaixo os descritivos dos Grupos de Pesquisa

CMM - Desenvolvimento de Sistemas Estruturais para Construções Metálicas e Mistas

Líder(es): Prof. Dr. Alex Sander Clemente de Souza e Profa. Dra. Silvana De Nardin

O foco principal deste grupo de pesquisa é contribuir para a modernização da construção civil e, dentro deste contexto, os temas de estudo contemplados são instrumentos potenciais para tal modernização, pois têm em comum, o emprego de elementos com elevado grau de pré-fabricação. Assim, este grupo é um elemento promovedor do avanço das técnicas de dimensionamento e verificação dos principais aspectos do projeto, fabricação e montagem de estruturas de aço e mistas de aço e concreto. Isso será possível com o desenvolvimento de materiais e componentes adequados à utilização dos elementos mistos, cuja principal característica é permitir a flexibilização dos processos construtivos, utilizando o maior número possível de partes pré-fabricadas. As linhas de pesquisas englobam várias áreas do conhecimento, que vão desde o desenvolvimento e a aplicação de materiais especiais e componentes, a análise dos sistemas estruturais e os aspectos construtivos.

Acesse maiores informações sobre este Grupo de Pesquisa no site do CNPq.

GEGEOS - Grupo de Estudos em Geotecnia e Geossintéticos da UFSCar

Líder: Prof. Dr. Fernando H. M. Portelinha e profa. Dra. Natalia de Souza Correia

O grupo de pesquisa GEGeos/UFSCar contribui com pesquisas científicas para o desenvolvimento de sistemas e materiais geotécnicos e diversas aplicações de geossintéticos e materiais alternativos em geotecnia. A formação de recursos humanos na área de geotecnia e geossintéticos e pesquisas relevantes com publicações científicas nacionais e internacionais são metas primordiais do GEGeos/UFSCar.

Acesse maiores informações sobre este Grupo de Pesquisa no site do CNPq

GEPAE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Alvenaria Estrutural

Líder(es): Prof. Guilherme Aris Parsekian e Prof. Dr. Jefferson Sidney Camacho (UNESP/Ilha Solteira-SP)

 Aprimoramento da área de alvenaria estrutural, com desenvolvimento de pesquisas teóricas, de campo e experimentais para melhor entendimento do comportamento de materiais, elementos e edifícios, levantamento, organização e divulgação de casos de construções realizadas com sucesso, desenvolvimento e caracterização de materiais e elementos construtivos. Como contribuição ao setor são realizados artigos técnicos, livros, palestra, cursos, normas técnicas, formação de mestres, doutores, especialistas na área.

Acesse maiores informações sobre este Grupo de Pesquisa no site do CNPq

GESEC - Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Eco-eficiência em Construção Civil e Urbana

Líder: Prof. Dr. Almir Sales e Profa. Dra. Fernanda Giannotti da Silva Ferreira

A repercussão do trabalho desse grupo junto à comunidade científica está relacionada a um incremento no conhecimento intrínseco à durabilidade de materiais e componentes da construção civil, suas propriedades físico mecânicas, bem como o uso e desenvolvimento de novas técnicas de caracterização, principalmente as relacionadas a ensaios não-destrutivos. Para o caso específico da madeira e materiais derivados, pretende-se facilitar a disseminação de madeiras de reflorestamento na construção civil e no setor de energia elétrica, especialmente na melhoria da durabilidade de artefatos em linhas de distribuição, de modo a permitir o acesso das populações carentes e rurais aos serviços de energia elétrica, com qualidade e baixo custo. Para tanto, estuda-se os parâmetros relacionados ao diagnóstico dos artefatos de madeira empregados em linhas de distribuição de energia, com especial atenção aos postes de eucalipto tratado com produtos hidrossolúveis. Estuda-se a importante relação da utilização destes elementos com o meio ambiente, avaliando a sustentabilidade do uso da madeira reflorestada, produtos preservativos e os possíveis impactos ao homem. Além disso, existe a preocupação em racionalizar as possíveis aplicações levando-se em conta o desenvolvimento sustentável, avaliando-se possíveis impactos ambientais e a possibilidade da utilização de resíduos imobilizados em componentes da construção em argamassas e concretos. Complementando ainda os estudos de sustentabilidade, são abordadas também pesquisas voltadas para a eficiência energética e conforto ambiental, considerando-se as questões de qualidade térmica, lumínica e acústica do ambiente construído.

Acesse maiores informações sobre este Grupo de Pesquisa no site do CNPq.

GTRCC – Grupo de Gestão e Tecnologia dos Resíduos da Construção Civil

Líder: Prof. Dr. José da Costa Marques Neto

O presente grupo propõe estudar diferentes modelos de gestão dos resíduos da construção civil (RCC), quer seja no âmbito das cidades ou em empreendimentos da construção civil e sua viabilidade técnica e econômica. Além disso, para alcançar o sucesso desses modelos se faz necessário estudar os aspectos tecnológicos dos RCC na busca pelo reuso dos materiais oriundos do tratamento dos resíduos. Pelo exposto, o grupo se reveste de grande importância e possui tarefa árdua na busca pelas soluções da problemática dos RCC. Entre outras coisas, essa tarefa exige ainda significativos avanços na área de gestão e tecnologia dos resíduos gerados em obras e descartados nos municípios. Portanto, o grupo tem como foco investigar, descobrir, desenvolver e propor novos métodos e ferramentas para o avanço dessa importante área da engenharia civil.

 

Acesse maiores informações sobre este Grupo de Pesquisa no site do CNPq

NETPRE - Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto

Líder(es): Prof. Dr. Marcelo de Araujo Ferreira e Prof. Dr. Roberto Chust Carvalho

 O grupo foi criado em 2004 no PROGRAMA CENTROS EMERGENTES – FAPESP com uma pesquisa temática sobre o comportamento de estruturas em concreto pré-moldado, com propósito de forma uma linha de pesquisa neste tema junto ao PPGCiv da UFSCar. O NETPRE conta com um Convênio de Colaboração Tecnológica com a ABCIC (Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto) desde 2004, onde em 2005 foi construído um laboratório na UFSCar. Desde então,o grupo tem contribuido para expandir a pesquisa sobre ligações pré-moldadas e lajes alveolares no Brasil. Os pesquisadores do NETPRE possuem várias publicações em congressos nacionais e internacionais, bem como em periódicos e relatórios de pesquisa. A qualidade da pesquisa tem sido reconhecida através de prêmios no Brasil e na Inglaterra. O NETPRE possui convênios com universidades no Brasil e no Exterior, como são os casos da UFG, da UNESP (llha Solteira) e com a University of Nottingham (Inglaterra). Além da pesquisa acadêmica, tem-se a pesquisa tecnológica de cooperação universidade-empresa, com transferência efetiva dos conhecimentos científicos gerados no Brasil ou assimilados do exterior, mas também adaptação para a realidade brasileira. O grupo atua na disseminação do conhecimento e na formação de recursos humanos (alunos de graduação e pós-graduação, profissionais e docentes). O grupo colaborou na revisão da NBR-9062:2006 e atuou na coordenação da revisão da NBR-14861, ainda em andamento. Além disso, o NETPRE tem representado o setor de prefabricados no Brasil, através da ABCIC, junto ao Comitê Pré-fabricados da FIB e interagido em vários comitês técnicos do PCI (Precast Concrete Institute – USA). O NETPRE contribui para o avançado do conhecimento e para a disseminação do Concreto Pré-Moldado no Brasil, gerando impactos importantes tanto no estado de São Paulo quanto em outros estados, tendo-se consolidado como um dos principais centros de referência sobre o Concreto Pré-Moldado no Brasil.

Acesse maiores informações sobre este Grupo de Pesquisa no site do CNPq.

NUPRE - Núcleo de Pesquisa em Racionalização e Desempenho de Edificações

Líder(es): Profa. Dra. Sheyla Mara Baptista Serra e Prof. Dr. Simar Vieira de Amorim

Dois fatores principais vêm induzindo as empresas brasileiras do Setor de Edificações a buscarem elevar a qualidade de seus produtos e a eficiência de seus processos. De um lado, o acirramento da concorrência, decorrência típica do desaquecimento da economia. De outro, a gradual elevação dos níveis de exigências do consumidor, respaldado, agora, por um Código Nacional de Defesa de seus direitos. Assim, o mercado predial tende a tornar-se acentuadamente mais seletivo. Melhorar a qualidade do produto edificação significa aperfeiçoar o desempenho da mesma em relação ao conjunto de expectativas do usuário: conforto, segurança, estanqueidade, durabilidade, ausência de patologias, etc. Quanto à melhoria da eficiência dos processos, a experiência vem consagrando a racionalização da construção como instrumento viável e eficaz, na medida em que, sem impor a substituição radical da base técnica já disponível, proporciona redução de custos e melhoria da produtividade. Assim, tendo como objetos de estudo a racionalização e o desempenho dos sistemas construtivos, este grupo de pesquisa busca enfocar, de modo integrado, a diversidade das questões envolvidas nas diversas etapas da produção das edificações: análise de viabilidade e planejamento do empreendimento, projeto, produção, manutenção e avaliação pós-ocupação, objetivando contribuir para proporcionar à sociedade a otimização da qualidade do ambiente construído.

Acesse maiores informações sobre este Grupo de Pesquisa no site do CNPq.

Envie uma mensagem

Entre em contato

Rod. Washington Luiz, km 235

CEP: 13.565-905
São Carlos - SP
Acesse a localização no Google Maps

ppgeciv@ufscar.br